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5 participantes

    Tutorial Retrovisor elétrico (celta clube)

    dyh87
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    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 23/11/2015

    Tutorial Retrovisor elétrico (celta clube) Empty Tutorial Retrovisor elétrico (celta clube)

    Mensagem por dyh87 Ter 24 Nov 2015, 10:25

    Retrovisor Elétrico (GM) com Tweeters (Bravox) e Tiltdown (Flexitron).

    VIDEO EM FUNCIONAMENTO:
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    IMPORTANTE:
    Este tutorial pode conter erros, caso alguém identifique ou tenha dúvidas é só avisar que atualizarei.
    Algumas imagens publicadas, foram extraídas da internet, caso viole alguma regra ou direito autoral, basta notificar.
    Evite clicar no quote com todo tutorial, pois ele ficou grande e acabará gerando várias páginas.
    Criticas e Sugestões são muito bem vindas!
    OBS 1: CONTÉUDO PUBLICADO NÃO ESTA 100% DO QUE EU PRETENDIA EXPOR, SENDO ASSIM CONFORME DISPONIBILIDADE ATUALIZO COM DATA.

    Nos quatro links abaixo realizei consultas e soma de idéias:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    MATERIAL NECESSÁRIO:

    01 - Chicote (Montado pelo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]) NA ÉPOCA PAGUEI +OU-75
    02 - Motores para Retrovisor Elétrico de três fios Astra/Corsa/Meriva (acha no Mercado Livre/OLX e o Marcílio também tem) CÓD GM 93326270 [OBS 2: NOVO NA GM É MUITO CARO] NA ÉPOCA PAGUEI +OU-30 NOS DOIS MOTORES
    01 - Botão de comando retrovisor elétrico do Astra/Corsa/Meriva CÓD GM 94744635 NA ÉPOCA PAGUEI +OU-40
    01 - (Moldura / Concha / Cobertura / Aplique) do botão do Vidro elétrico lado passageiro do Celta G2 / Prisma CÓD GM 93381574 NA ÉPOCA PAGUEI +OU-60
    01 - Par de Tweeters Bravox Neo Point 9-6329/017 [OBS 3: Só depois que eu comprei,vi que tinha um kit 2 vias que vem com esse tweeter e divisor de frequencia] NA ÉPOCA PAGUEI +OU-90
    01 - Tilt Down Marca Flexitron-FEP03 NA ÉPOCA PAGUEI +OU-85
    02 - Retentores CÓD GM 90560163 NA ÉPOCA PAGUEI +OU-1
    02 - Retentores CÓD GM 90321122 NA ÉPOCA PAGUEI +OU-1



    FERRAMENTAS NECESSÁRIAS:

    Chave Philips PH2, Chave Torx T30, Chave Canhão 8mm, Lima, Estile, Furadeira com broca de Aço rápido, Microretífica (caso não tenha, utilize a furadeira e uma Lima).

    1ª ETAPA
    COMPATIBILIDADE:

    O meu celtinha é o G2 2010/2011

    porém é possível instalar também no G1 (que tem o retrovisor “menorzinho”) montado também nos primeiros Celta G2 ano2006/modelo2007. [IMAGEM IR06]



    Mas como a GM não “padroniza” muito a montagem, talvez o seu celta ou Prisma tenha um miolo preso por cabos de aço (sem parafusos) [IMAGEM IR07]:


    Nesse caso, você terá que ir em uma casa/oficina de recuperação de parachoques/retrovisores e pedir para trocar a base interna sua por uma base de meriva ou uma base ou retrovisor de celta/prisma que tenha 3 parafusos:



    NOTA: A [IMAGEM IR08] é de um celta G2 2008 e a [IMAGEM IR09] CELTA G3 2012, ou seja, é uma “roleta russa” talvez o seu carro pode ter ou não parafusos independente do ano de fabricação.

    OBS 4: Não tente trocar essa base sozinho, pois existe uma bucha que tem muita pressão e requer jeito e posição para retirada.



    A diferença entre os retrovisores do Meriva e do Celta/Prisma esta na base de fixação.

    2ª ETAPA
    DESMONTAR OS FORROS DAS PORTAS

    Nesses três links abaixo tem dicas muito boas.
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Deixe o vidro totalmente suspenso.
    Proteja a região em volta da maçaneta de acionamento do vidro, com fita adesiva, a fim de proteger o painel de acabamento de possíveis danos, quando da remoção da maçaneta.

    Remova a maçaneta de acionamento do vidro da porta dianteira, utilizando a ferramenta especial M-680156 (1), para sacar a presilha; observe a posição correta de uso da ferramenta.



    Nos dois links abaixo tem dicas boas de como fazer sem a ferramenta especial:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



    Se os vidros forem elétricos visualize o video [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    aos 2:53

    Remova as duas coberturas (setas) de acabamento dos parafusos de fixação do
    puxador interno da porta dianteira com uma chave de fenda fina, gancho ou sacador
    de orings.


    Remova os parafusos de fixação do puxador interno do painel de
    acabamento com chave torx

    Remova o parafuso [Philips PH2] de fixação (seta) da maçaneta interna de acionamento da fechadura.



    Remova os parafusos de fixação (setas)(1) inferiores do painel de acabamento da porta dianteira.



    Remova o parafuso de fixação na parte interna do porta-mapas (2).
    Remova porta-mapas, deslocando-o junto com a tampa do alto-falante.



    Remova os parafusos de fixação do alto-falante, o conector do alto-falante e remova o alto-falante (se equipado).

    Remova a cobertura da torre (seta) de controle do espelho retrovisor.
    basta puxar a borracha



    Remova a porca de fixação da torre de controle do espelho retrovisor (1).
    você pode utilizar uma chave de fenda pequena
    batendo devagar com cuidado para não riscar o forro
    ou um alicate de corte conforme a dica do video [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    aos 2:33



    Remova o painel de acabamento, puxando-o cuidadosamente pelos pontos de fixação.como no video [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    entre 2:04 e 2:30


    Remova o revestimento plástico, puxando-o.



    Após remover o forro da porta talvez estoure esse grampo, pois ele é bem sensível e super importante para o fechamento/ travamento do forro da porta.
    Obs: nao consegui as imagens mas pelo excelente tuto ja fica claro como fazer
    Créditos ao Celta Clube
    dyh87
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    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 23/11/2015

    Tutorial Retrovisor elétrico (celta clube) Empty Re: Tutorial Retrovisor elétrico (celta clube)

    Mensagem por dyh87 Ter 24 Nov 2015, 10:47

    ...Continuação da parte 1
    ----------------------------------------------------------------------------------
    3ª ETAPA
    REMOÇÃO DO RETROVISOR PARA INSTALAÇÃO DOS MOTORES

    Retire a base do espelho, basta colocá-lo para baixo, pegar por cima e puxar com vontade.

    Imagem Postada

    DICA: aproveite a desmontagem e coloque espelhos azuis, pois além do visual/estética ele ajuda a reduzir reflexos causados pelo sol e faróis.
    (OBS 5: não opte pelo modelo asférico)

    Imagem Postada

    Retire os 3 parafusos sextavados com uma chave canhão 8mm
    Se o miolo do seu retrovisor possuir os 3 parafusos, basta remover o mesmo junto com os cabos do regulador interno manual, caso não tenha os 3 parafusos siga a orientação acima da 1ª ETAPA COMPATIBILIDADE.

    Imagem Postada

    Retire a capa do retrovisor apenas com a mão conforme a foto.
    OBS 6: Esse procedimento pode ser realizado com a base montada na porta

    Imagem Postada

    4ª ETAPA
    TRAJETO DO CHICOTE:

    Conecte primeiro o rabicho do chicote com o plug no motor e depois fixe os 3 parafusos do motor na base.

    Imagem Postada

    Reinstale o retrovisor na porta apertando os 3 parafusos sextavados com uma chave canhão 8mm.

    Imagem Postada

    Repare na foto abaixo o caminho do rabicho.

    Imagem Postada

    Se o seu CELTA/PRISMA for Spirit ou LT muito provavelmente terá esse módulo da figura abaixo onde o sistema possui chicote com (DOOR OFF / PASS OFF) nas portas dianteiras.

    Imagem Postada

    Imagem Postada

    Imagem Postada

    Caso seu veículo não tenha o sistema (DOOR OFF / PASS OFF) para um melhor acabamento compre a [borracha de porta/conduite/guarda-pó/grommet CÓD GM 93361678] (1).

    Imagem Postada

    Imagem Postada


    e passe o chicote do retrovisor elétrico por dentro desse conduite, conforme imagem abaixo.

    Imagem Postada

    e conforme (indicação 3), fixando-o no chicote central do painel (indicação 4), utilizando presilhas plásticas ao longo de seu trajeto nos pontos indicados pelas setas.

    Imagem Postada

    Imagem Postada

    OBS 7: Liguei o positivo (botão do retrovisor) no positivo (botão dos vidros elétricos), pois os motores só consomem corrente quando se movem. Se achar melhor puxe um positivo separado.
    Caso opte por colocar o tilt down, coloque o módulo na tampa do pé esquerdo ou pé direito.

    Imagem Postada

    ou

    Imagem Postada

    Para a ativação do sistema tilt down é necessário localizar o fio da ré.

    Imagem Postada

    Identifique o (fio branco c/ duas listras pretas) no conector branco do pé do motorista e siga o fio até a parte traseira inferior da caixa de fusíveis. Tente ligar o fio na região da seta. Procure usar conectores de derivação para essa aplicação.

    Imagem Postada

    Imagem Postada

    5ª ETAPA
    ACABAMENTO:

    Cheguei a pensar em colocar o botão da ford ou renault que é redondo e talvez encaixaria no furo do regulador manual, mas ele é muito grande e bateria na lataria da porta, “fora que deixaria de ser uma peça GM”.

    Imagem Postada

    Utilizando uma micro retifica com a broca DREMEL 560 ou 561 aumente o diametro do encaixe do regulador manual

    Imagem Postada

    Finalize a abertura utilizando o cone lixa ou uma lima
    Encaixe a borda do tweter

    Imagem Postada

    Acabei não tirando fotos de detalhes da instalação da (Concha/ Cobertura / Aplique), mas não tem segredo:
    faça uma marcação em uma folha branca com o desenho da concha e seus 3 furos
    coloque a folha sobre o forro da porta e marque os 3 furos de fixação da concha
    faça os 3 furos no forro da porta
    faça um furo na região central da concha para passagem do conector do botão de comando dos retrovisores.

    Imagem Postada

    Imagem Postada

    OBS: Acabei não montando tutorial, mas nas fotos abaixo é possível vizualizar outros “UP’s que aproveitei o “embalo” e fiz:
    isolamento acústico com manta asfáltica na lataria e feltro betumado nos forros das quatro portas;
    instalação dos vidros elétricos traseiros;
    botão trava/destrava na porta do motorista OBS: Não curti muito e voltei o botão para o console central

    Imagem Postada
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    Tutorial Retrovisor elétrico (celta clube) Empty Re: Tutorial Retrovisor elétrico (celta clube)

    Mensagem por v1p3r_sp Seg 05 Set 2016, 20:20

    M - A - L - A - N - D - R - O ! ! !
    Muito fera rapaz... Meu Prisma é com os cabos de aço e me empolguei agora pra colocar os retrovisores elétricos. O kit de 2 vias da Bravox eu já tenho e sempre imaginei uma forma de colocar eles na capa do retrovisor.
    Parabéns pelo tuto, tenho alguns grilos sobre alguns passos, mas na hora que eu fizer com certeza precisarei correr atrás e qualquer coisa te envio MP, KKKKKK...

    Abraços
    Manozinn
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    Tutorial Retrovisor elétrico (celta clube) Empty Re: Tutorial Retrovisor elétrico (celta clube)

    Mensagem por Manozinn Sáb 18 Fev 2017, 13:56

    alguém poderia atualizar esse post! , consegui abrir nenhum link e nem ver imagens.
    silvaserik
    silvaserik
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    Tutorial Retrovisor elétrico (celta clube) Empty Re: Tutorial Retrovisor elétrico (celta clube)

    Mensagem por silvaserik Seg 20 Fev 2017, 15:48

    Manozinn escreveu:alguém poderia atualizar esse post! , consegui abrir nenhum link e nem ver imagens.

    Infelizmente as imagens estavam hospedadas no fórum do Celta clube.
    Como o mesmo está fora do ar, não temos como recupera-las =T
    avatar
    sistemas.sandro


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    Tutorial Retrovisor elétrico (celta clube) Empty Re: Tutorial Retrovisor elétrico (celta clube)

    Mensagem por sistemas.sandro Sáb 26 Ago 2017, 17:51

    o pessoal estou tentando istalar um Espelho Retrovisor Fotocrômico chevrolet gm mas nao acho o manual de instalaçao Retrovisor, Interno Sensor Fotocrômico Gm

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